QUEM SOMOS

 

O festival teve a sua primeira edição em 2013 e é organizado anualmente, desde então, pela Associação Cultural Periferias em Portugal e Gato Pardo em Espanha.

O projecto nasceu de uma iniciativa cidadã, apoiada pelo município de Marvão desde o primeiro momento, e cresceu graças ao apoio de patrocinadores e colaboradores diversificados.

Entretanto, um novo passo foi dado com integração de Valência de Alcântara (Espanha) no mapa do Festival, graças ao interesse e envolvimento do Governo local, Filmoteca de Extremadura e Diputación de Cáceres.

É intenção dos organizadores contribuir para uma efectiva descentralização cultural.

Queremos tornar acessíveis bens e serviços tradicionalmente concentrados nas grandes cidades e que dificilmente chegam às populações rurais.

<    VISÃO

 

Acreditamos ser possível, com esta estratégia, implantar localmente uma cultura de cinema que, a médio prazo, permita a criação de um público mais consciente e dotado de um pensamento plural que promova o contacto com a arte, não só como um espaço de ócio, mas como uma plataforma de pensamento crítico que reflita e interaja com o mundo atual.

 

A organização do festival, com todas as actividades e logística envolvidas, constitui um impulso significativo à actividade económica nas mais diversas áreas.

Oferecemos uma oportunidade para a promoção e divulgação de produtos e marcas locais. Criamos condições para atrair fluxos de turismo, sobretudo o turismo mais comprometido com as vertentes cultural e ecológica.

Contribuímos para a divulgação local, nacional e internacional da marca e identidade sócio-cultural dos municípios de Marvão e Valência de Alcântara.